A Maturidade não cai do céu, conquista-se

sentada na rocha frente ao mar a meditar

No fecho do meu oitavo retiro senti-me maravilhada e comovida com a firmeza, profundidade e força que este trabalho alcançou. A Vida é engraçada, incrível, sábia! Cada coisa a seu tempo, cada passo no caminho tem um sentido.

 

As coisas não acontecem quando nós queremos – acontecem quando estão maduras! Nesse momento, cada gesto e cada palavra reveste-se dum poder que transcende a pessoa que somos, nasce dum lugar interno de total confiança, clareza e inteireza, respira verdade e amor. Porque nesse momento, em que a Vida nos Guia e se Manifesta através de nós, em que permitimos ao nosso Ser Brilhar, não cabe nenhum resto de insegurança ou medo.

 

Aos 43 anos de idade, depois de várias voltas da vida (comuns a quem não se satisfaz com um percurso linear), 6 anos e meio depois de me lançar no trabalho com Yoga e Vida Consciente, depois de várias frustrações e fracassos, várias concretizações e sucessos, sinto que este trabalho dos retiros Yoga & Natureza alcançou Maturidade. Digo-o com a satisfação de quem reconhece o caminho percorrido e celebra os seus frutos.

 

E como se chega aqui...? Bom, parece que é importante fazer as coisas muitas vezes… Mas claro, não basta repetir! É necessário abertura e dedicação. Implica questionar e experimentar, reconhecer falhas e idealizar novas possibilidades. Implica responsabilizar-se e tomar decisões. Implica transformação.

 

Compreendo agora com outra clareza a inevitabilidade do processo evolutivo. Não há volta a dar: o caminho faz-se caminhando e não se pode encurtar caminho! Há que ter paciência e saber esperar, deixar o tempo decorrer para nos ensinar. Há que somar vivências, deixá-las maturar e fazer parte de nós. Há que deixar o fluxo natural da vida nos levar na direção certa. Há que aguardar que as sementes plantadas germinem e deem fruto.

 

Esta compreensão que aqui chamo de Maturidade preenche-me de paz, alegria e gratidão. De profunda reverência ao Grande Espírito e à Magia da Vida, Shiva e Shakti. De encantamento pela Beleza e Poder do Caminho. Momentos preciosos em que a vida valida a nossa dedicação. No meu Ser a certeza: estou no caminho certo, o meu trabalho é valioso e bem vindo!

 

Lina Afonso | Yoga de Corpo e Alma

outubro 2019