Retiros Yoga & Natureza

Aqui podem encontrar:

  • Breve vídeo de apresentação, com fotografias de retiros anteriores
  • Abordagem, intenção, ferramentas, pessoas a que se destina
  • Testemunhos
  • Artigo "Retiro Yoga & Natureza - a Proposta": os 3 pilares - Yoga | Natureza | Expressão Autêntica
  • Programa indicativo

No Histórico podem ver uma seleção de retiros realizados, com impressões gerais, testemunhos e fotografias.

Podem aderir ao Grupo do Facebook Retiros Yoga & Natureza.

Para receber a newsletter com actividades, enviar email para lina.afonso@estudiodecorpoealma.com


            Por Agendar




 

Cada Retiro Yoga & Natureza é um convite a experienciar num mesmo retiro o Yoga, a conexão com a Natureza e a expressão autêntica do Ser – deixar-se envolver pela natureza, caminhar por paisagens amplas, desacelerar, relaxar, desfrutar da beleza e simplicidade das pequenas coisas, conectar-se com o momento presente e abrir-se a um estado de maior leveza e espontaneidade...

 

Esta proposta assenta numa abordagem ampla e diversificada para experienciar e aprofundar a relação com o que chamamos espiritualidade – a dimensão mais subtil e sagrada da Vida. Todo o programa, desde as vivências aos momentos informais e de descanso, servem este propósito. Ir mais fundo no conhecimento do Eu através da escuta da vida em mim e da vida ao meu redor, vislumbrando talvez o fio que tudo liga, a Realidade una e única que prevalece. Em que "escutar" significa ouvir com o coração sereno, com a alma recetiva, para poder acolher a vida de forma mais límpida e expressarmo-nos de forma mais verdadeira.

 

Não se trata de um retiro tradicional de Yoga, mas sim de um retiro onde vos proponho experienciar a essência do Yoga para além da prática. Tomar consciência da Natureza em nós, que ecoa a Natureza à nossa volta. Natureza que é Vida, Vida que é Yoga.

yoga ao ar livre, caminhada em grupo, serra, rio, retiro espiritual, natureza, cantar, círculo

A minha intenção é criar e cuidar dum espaço onde cada participante tenha a possibilidade de relaxar o corpo e serenar a mente, conectar-se com a natureza e com a sua força interior, ampliar a consciência e estar desperta/o para a dimensão mais subtil e imaterial da Vida. Num segundo plano, a intenção é contribuir para que estas qualidades estejam mais presentes na vida de cada qual após a vivência do retiro, e desta forma, contribuir para o Bem Maior.

As ferramentas são o Yoga - incluindo posturas, respiração consciente, relaxamento profundo, meditação e mantras-, a atenção plena, o contacto com a natureza, uma alimentação saudável e consciente, o convívio em grupo, o descanso, o questionamento e a reflexão, a partilha, o silêncio, a música, a dança e o movimento livre, a voz, o chi kung e o xamanismo, incluindo rituais de invocação e agradecimento das forças da Vida e momentos de celebração.

 

Todas as pessoas são bem-vindas. Não é necessário ter experiência, seja com o Yoga ou com qualquer outra das práticas, nem já ter feito algum retiro. As práticas físicas são ajustáveis e acessíveis, permitindo que cada qual respeite o seu ritmo e o seu corpo; o importante é um estado de saúde que permita participar nas atividades em segurança. O mais relevante é a motivação e a atitude – os ingredientes desejados são curiosidade, abertura, confiança, respeito e humor!

 


ALGUNS TESTEMUNHOS

 

Obrigado por esta maravilhosa experiência e companhia...pela evolução do nosso ser...Namaste”

 

“Nunca tive na vida uma experiência tão regeneradora como esta física e emocionalmente. Agradeço sobretudo o cuidado constante com o participante, o carinho e a simpatia, verdadeiramente inspiradora Lina.”

 

“Eternamente grata pelo carinho, amor, paz e partilha. Estou de coração e alma cheia!”

 

"Os trilhos que fizemos e o contacto direto com a Terra, os pés descalços, marcaram momentos de enorme humildade, respeito, meditação e liberdade... por instantes senti-me "livre"! Os cânticos de mantras foi algo sublime, também, pela envolvência que proporcionou no espírito do grupo.

Por último e, não menos importante, a prática de silêncio foi muito enriquecedora."

 

“[O programa] estava muito equilibrado. Fazermos as coisas de forma séria mas prazenteira e sem stresses é sinónimo de que estamos de espírito aberto e somos flexíveis.”

 


Retiro Yoga & Natureza – a Proposta*

 

Para mim, um retiro é um espaço privilegiado de libertação, de conexão, de expansão, um espaço para nutrir corpo e alma. Participar em diferentes retiros tem-me trazido momentos sagrados de aprendizagem, transformação e cura, daí esta vontade profunda de proporcionar esta vivência a outras pessoas.

 

O simples facto de nos darmos o direito de fazer um retiro, de reservar um tempo para abrandar ou parar, para nos cuidarmos, para nos escutarmos e sentirmos, já é um grande passo. Deixar de lado a rotina, o ambiente que nos é familiar, as responsabilidades diárias, os diferentes papéis e relacionamentos. Darmo-nos espaço. Abrirmo-nos a outros lugares, outras pessoas, outras possibilidades. Não como uma fuga ou rejeição, mas sim como uma oportunidade para nos recentrarmos e recarregar energias, para depois voltar e abraçar cada parte da nossa vida com outra força, clareza e tranquilidade.

 

Porquê Retiro Yoga & Natureza?

 

Para abraçar o Todo em nós, para acolher Tudo o que somos! Para nos permitirmos experienciar e aprofundar a nossa relação com o que chamamos espiritualidade – a dimensão mais sagrada, transcendente e misteriosa da Vida. Para desfrutar da beleza e simplicidade das pequenas coisas, conectar-se com o momento presente e abrir-se a um estado de maior leveza e espontaneidade...

 

O Yoga é um dos pilares desta proposta. O trabalho com o corpo como ponto de partida para libertar e enraizar. Posturas, meditação ou cantar mantras como instrumentos para estar mais consciente de quem somos, da nossa natureza essencial, da Verdade. Este estado de consciência é o suporte do retiro como um todo, o Yoga como atitude e forma de estar.

 

A Natureza é outro pilar. Acolher e agradecer a vida à nossa volta, deixarmo-nos inspirar pela terra, pela água, pelo céu, pelas árvores, pelos pássaros, pelo vento, … Conectar com a Natureza que nos rodeia para conectar com a Natureza dentro de nós. Natureza que é Vida, Vida que é Yoga.

 

A celebração da Vida ea expressão livre e criativa do Ser estão contidas nestes dois pilares. Esta dimensão é reforçada com momentos de música, dança e expressão pela voz, proporcionando um espaço seguro onde essa expressão autêntica possa acontecer. De igual modo, existem momentos de contemplação e silêncio para integrar e dar sentido às várias vivências.

 

E é isto, esta totalidade, simplicidade, generosidade, com este poder transformador, que quero partilhar convosco. Fica o convite para se juntarem a mim nesta aventura!

 

*ver artigo em página separada



Programa Indicativo para um retiro de sexta a domingo

 

Sexta-feira

Até às 17h30: Chegar e “instalar-se”

18h00: Yoga Suave

19h30: Jantar

21h30: Círculo de Abertura

 

Sábado

09h00: Pequeno-almoço

10h30: Caminhada & Conexão com a Natureza

13h30: Almoço

15h00: Tempo livre

17h00: Yoga

19h30: Jantar

21h00: Expressão Autêntica & Celebração

22h00: Meditação e início da prática de Silêncio

 

Domingo

(continuação da prática de silêncio até meio da manhã)

08h30: Yoga

10h00: Pequeno-almoço

11h00: Tempo livre

12h30: Círculo de Integração & Fecho

14h00: Almoço

Após as 15h30: Regresso a casa

 

Nota sobre o programa:

O propósito do programa é servir a intenção do retiro, e não prender-nos a uma estrutura fixa. Portanto, vai sendo ajustado à dinâmica do grupo e à natureza que nos acolhe.