Yoga de Corpo e Alma com Lina Afonso

NOVO Vídeo: Lina Afonso - O Yoga

Esta é a minha visão do Yoga e, portanto, a forma como o partilho: de Corpo e Alma. O Yoga como porta de entrada para o nosso verdadeiro Eu. Se me perguntam que tipo de Yoga pratico, a resposta é "uma prática integral e acessível, ao serviço do Ser".


Sejam bem vindas/os a praticar Yoga de Corpo e Alma! No novo Estúdio de Corpo e Alma, situado num pequeno lugar chamado Almoinhas Velhas, na Malveira da Serra (entre Sintra e Cascais).

Aulas em português e inglês. Há também Yoga auf Deutsch Online.

Podem marcar aulas particulares.

Podem consultar Horários e Preços. Para se inscreverem nas aulas, entrem em contacto comigo.

 

Para conheceres as aulas de Yoga facilitadas por outr@s professor@s, vê o horário completo das Aulas Regulares.



Proponho uma prática integral, profunda e diversificada para experienciar e aprofundar um trabalho com o corpo, a mente e a respiração, com o propósito de harmonizar todas as nossas dimensões - física, emocional e mental – e alinhá-las com o espírito (ou, se preferirem, com a energia vital que nos habita e dá vida).

Integro várias abordagens do Yoga num equilíbrio entre tradição e evolução, entre rigor e fluidez, entre fisicalidade e transcendência.

 

O Yoga não é o desempenho perfeito de determinadas posturas mas sim a atitude que colocamos em cada ação (ou na não ação). Tanto nas práticas como na vida, o propósito é agir com sensibilidade, consciência, respiração livre e mente tranquila. Pressupõe uma vontade e dedicação individual de aprendizagem e transformação, para conquistarmos mais Liberdade e Bem-Estar.

 

As aulas estão abertas a todas as pessoas (jovens e adultas). Não é necessário já terem praticado Yoga nem terem flexibilidade! O importante é estarem motivadas para cuidar do corpo e mente de uma forma consciente.

yoga de corpo e alma, aulas presenciais, aulas privadas, estúdio, Lina Afonso, group and private lessons, yoga auf Deutsch, Yoga Online, Yoga in English, Yoga Lisboa, Yoga Malveira da Serra

 

Podem optar entre as seguintes modalidades:

» Aulas de Yoga (nível aberto, em grupo): aulas adequadas a todas as pessoas sem restrições físicas relevantes. As práticas físicas são acessíveis e ajustáveis, permitindo que cada qual respeite o seu ritmo e o seu corpo; o importante é um estado de saúde que permita participar nas aulas em segurança.

 

» Aulas de Yoga Privadas: aulas personalizadas de acordo com as necessidades e os objetivos da pessoa, permitindo um melhor ajuste ao estado físico, mental e emocional, em cada aula. Em resultado da dedicação exclusiva àquela pessoa, potencia-se a evolução da sua prática e consequente autonomização. Estas aulas adequam-se também a quem não tenha disponibilidade horária para as aulas de grupo ou prefira ter aulas individuais. Podem ser uma excelente forma de iniciar a prática do Yoga, quando tudo é novidade.

 

» Aulas de Yoga Online: aulas de grupo em directo via internet. Pensadas para quem não pode participar nas aulas presenciais e quer manter a sua prática regular desde casa, continuando a beneficiar da orientação da professora e da relação com o grupo.

Neste momento, há 1 aula online semanal em alemão/ Yoga auf Deutsch.

 

Para entender melhor em que consistem as aulas – tipo de exercícios – ver Estrutura das Aulas.

 

São muito bem-vindas e bem-vindos a experimentar uma aula! (Agradeço marcação)


pintura com símbolo do OM, em sanscrito

 

Grandes mestres, grandes referências

 

O Yoga é um mundo que nos oferece ferramentas para todas as áreas da vida. Para além da aparente diversidade nas práticas, o objetivo e a essência é uma só: conhecer quem somos verdadeiramente, o que se traduz em compreender o sentido profundo da vida.

 

Neste mundo de praticantes e mestres dedicados/as, há alguns que se destacam e que tiveram maior influência sobre o Yoga tal como o conhecemos hoje. São em parte a minha inspiração, como forma de honrar o conhecimento ancestral e tradicional do Yoga. Patanjali, Krishnamacharya, Iyengar.

 

Alguns livros e sites que destaco

 

- The Yoga Sutra, Patanjali, texto clássico fundamental, data incerta – situada segundo vários historiadores entre o II e o III século. Existem inúmeras traduções com respetivos comentários, um dos mais conceituados sendo do autor clássico Vyasa; dos autores modernos pode-se destacar Iyengar e Georg Feuerstein

- The heart of Yoga: developing a personal practice, TKV Desikachar, 1995, Inner Traditions India

- Light on Yoga, BKS Iyengar, primeira publicação em 1966, reedição nº 37 em 2008, Harper Collins Publishers

- Yoga and Ayurveda - Self-Healing and Self-Realization, David Frawley, primeira publicação em 1999, reedição 2010, Lotus Press

- Autobiografia de um Iogue, Paramahansa Yogananda, texto original de 1946 por Editio Princeps, adaptação portuguesa 2007, Lótus do Saber Editora e Dinalivro

- O Sentido da Liberdade, J. Krishnamurti, texto original de 1954 por Krishnamurti Foundation of America, edição portuguesa 2007, Editorial Presença

- www.yoga.pro.br - site mantido por Pedro Kupfer e um grupo de amigos entusiastas do Yoga, com muitos textos, tanto sobre filosofia como sobre prática

- www.yogajournal.com - conceituado site internacional, associado a uma revista impressa, com inúmeros artigos, entrevistas, fotografias, vídeos, que é uma boa fonte de material audio-visual